Nesta segunda-feira (17) celebramos o Dia do Eletricista, e nós, da McFlu, trouxemos um ótimo exemplo de um cenário onde homem e máquina trabalham juntos em busca de excelência.
Para garantir o desenvolvimento energético, muitos países têm buscado fontes como o Hidrogênio (H₂), que surge como uma alternativa com menor produção de carbono em sua cadeia. Nós, da McFlu, temos nos empenhado, junto aos nossos parceiros H2Scan, MEECO e Orthodyne, no desenvolvimento de tecnologias para este mercado, apoiando com cromatógrafos, analisadores e sistemas.
Mas, o hidrogênio, antes de ser uma fonte alternativa é, para os transformadores existentes de alta potência, um alerta de possíveis falhas!
Assim como a umidade que, em transformadores isolados por Hexafluoreto de Enxofre (SF₆), aumenta a probabilidade de arcos elétricos entre suas bobinas, a formação de hidrogênio dissolvido, como resultado da dissociação do óleo, também é um grande indício de que seu transformador pode não estar bem.
Nós contamos com nossos parceiros MEECO Inc. para a identificação da umidade e H2Scan para a medição do hidrogênio dissolvido ou gasoso. Mas, a indústria precisa do mais importante dos monitores: o eletricista. É ele quem vai realizar as medições analíticas e elétricas nos dispositivos, e vai saber interpretar e diagnosticar a saúde dos equipamentos sob sua responsabilidade melhor do que qualquer outro profissional.
Como doutores da elétrica, sua função é de grande importância para manter os equipamentos saudáveis e prevendo falhas nas redes elétricas e na distribuição, verificar o balanceamento de redes, a qualidade do aterramento, entre outros.
Produzir energia de alta qualidade e com baixa geração de carbono é fundamental, mas evitar o desperdício e tornar seu consumo e transmissão tão eficientes quanto possível também faz parte da redução de carbono, além de representar economias para as empresas e indústrias.
Parabéns aos eletricistas por seu dia e por seu significativo trabalho na redução de custos, geração de carbono e melhoria da eficiência energética das indústrias e empresas às quais se dedicam.
Quer saber mais sobre os parceiros que citamos neste artigo? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. Aproveite para acompanhar outros conteúdos na nossa página do LinkedIn.