Em 2017 fomos contemplados com a solicitação para a realização de um survey em uma unidade de um cliente que estava com algumas dificuldades na operação e compreensão do funcionamento do seu sistema, bem como de seu painel de Condicionamento de amostras para segurança.
Segundo informou o cliente, o sistema era bom, mas possuía um alto tempo de respostas, o que impactava no plano de ações de contenção da planta, consequentemente impactando em processos administrativos como HAZOP e seguro da planta. Estes na realidade eram seus menores problemas pois, a ineficiência da equipe de operação e a dificuldade de visualização de possíveis melhorias por parte da engenharia de processos aumentava ainda mais o desconforto causado por este atraso no início das ações de contenção.
Os investimentos para a planta foram inferiores a 2% do valor do projeto e reduziu custos de segurança em aproximadamente 15%
A McFlu apresentou-se na unidade, onde por 48 horas realizou testes e monitoramentos em toda a planta para avaliar quais eram os drawbacks causadores destes atrasos. O sistema foi amplamente testado, suas linhas de transporte, retenções em filtros, válvulas, dispositivos diversos, eficiência das bombas, vazões de processo. Posteriormente, foram calculadas e testadas as perdas de carga causadas pelas linhas, efeitos de transporte, avaliadas as pressões dos reatores e tanques, encaminhamentos e caimentos.
Os trabalhos apontaram para uma construção não ideal das linhas de transporte, que causava a retenção de contaminantes e condensados em algumas áreas específicas, dificultando a passagem dos gases. Além disso, foi verificado que, durante o desenvolvimento do painel de condicionamento de amostras para Segurança, muitos conceitos aplicados não foram adequados, fazendo com que sua resposta interna estivesse muito acima de sua especificação.
Apresentados os estudos consolidados em um relatório de aproximadamente 10 folhas de resultados de testes e mais 5 folhas com discussões sobre as potenciais intervenções, seus respectivos custos e percentuais de eficácia, o cliente deliberou por algumas semanas e finalmente selecionou, dentre as modificações propostas, aquelas que possuíam, em seu entendimento, o melhor custo benefício de médio prazo.
A McFlu preparou as documentações de engenharia, realizou os desenhos e cálculos necessários para a comprovação da eficácia de sua solução e iniciou as modificações na unidade do cliente com o posterior monitoramento do processo por 120 dias.
Como resultado imediato após a aplicação, os tempos de respostas foram reduzidos em 80%. Por se tratar de um processo de monitoramento de múltiplos pontos, os tempos foram mantidos tal como estavam por um período de 30 dias, em que foi avaliado que a curva de estabilização das leituras estava realmente muito mais eficiente.
Menos stress
Parada 0% com o plano de manutenção preditiva da McFlu
Passado este período, os tempos foram reduzidos em 50% nos 30 dias subsequentes, e para 70% após o 60º dia. A unidade optou por não reduzir aos 80% como fator de segurança adicional para estabilização do processo, tendo em vista que, caso ocorresse algum evento adverso, teriam este como um fator de mitigação.
Os investimentos para a planta foram inferiores a 2% do valor do projeto e reduziu custos de segurança em aproximadamente 15%. A aplicação foi tão bem vista pela unidade que rendeu dois outros projetos para a McFlu, além de uma excelente parceria pelos anos à frente.