MFN | McFlu News

McFlu apoia mostra de arte urbana em Santo André

por Marketing McFlu | 09/04/2024

McFlu apoia mostra de arte urbana em estação de Santo André

Pela primeira vez, a McFlu Analítica contribuiu ativamente para a democratização da arte e cultura fora das redes sociais, apoiando a Mostra ‘CGG Ocupa’ em janeiro deste ano. O projeto do Coletivo Galeria Gruta contou com a participação de dez artistas brasileiros que transformaram os muros da Estação Utinga da CPTM, localizada em Santo André (SP) e pertencente à Linha 10-Turquesa da CPTM, em uma galeria a céu aberto, com grafites que impactam positivamente a experiência cotidiana das mais de 11,5 mil pessoas que passam semanalmente pelo local.

A mostra idealizada pelo artista plástico, muralista e produtor Ulysses Sanchez, também responsável pela curadoria do projeto, proporciona uma imersão visual e emocional em arte urbana. Acompanhados por ele e por Thaís Medeiros, artista visual e fundadora do CGG, nomes também conhecidos nacionalmente, como Aline Ribeiro (Tuka), Dninja Bichocoisa, Does1, Kuêio, Mauro Neri, Paulestinos, Treco e xGuix dão vida a muros selecionados da estação, com tamanhos que variam entre 5 e 32 metros de extensão.

“Queremos surpreender e inspirar os frequentadores da Estação Utinga com obras inéditas de artistas conceituados no universo do grafite”, afirma Sanchez, que criou a mostra enquanto visitava um cliente no município. “Passei pela estação e vi os muros, todos brancos. Ela (a estação) havia acabado de ser reformada e estava precisando de cor”, brinca o artista.

E ele sabe do que está falando. Ulysses Sanchez formou-se em artes gráficas pela escola SENAI Theobaldo de Nigris, em 1990, e é cofundador do Coletivo Galeria Gruta, ao lado da atriz e artista visual Thaís Medeiros e do músico e produtor Ivan Medeiros. Fundado por Thaís em 2008, o CGG é uma rede de artistas independentes focado no desejo e necessidade de pesquisar e criar experimentos cênicos, e provocar trocas artísticas e culturais, apropriando-se de espaços públicos e privados.

A obra de Sanchez é essencialmente figurativa, e já transitou por vários estilos. Com inspiração cubista, ele compõe suas narrativas com figuras, rostos, cenas e paisagens  urbanas. O artista, responsável por projetos de pintura mural para várias instituições, incluindo a sede do Greenpeace em São Paulo (SP), decidiu homenagear o nosso trabalho em sua arte, retratando cinco de nossos colaboradores VIP: William Blake, René Descartes, Michael Faraday, Marie Curie e Isaac Newton.

O impacto da proposta viabilizou parcerias valiosas para que a mostra literalmente saísse do papel. Além de nós, o projeto tem apoio cultural da CPTM e da Radiola Pizzaria & Esfiharia, empresas comprometidas com a inovação, antenadas às novas tendências e detentoras de programas de responsabilidade social e cultural.

“O projeto busca trazer a obra de arte para mais perto das pessoas, inserindo as intervenções por cerca de 100 metros de caminhada na entrada da estação. O objetivo é transformar, mesmo que por alguns instantes, o cotidiano de quem passa por ali todos os dias, e fomos muito felizes em encontrar parceiros que acreditam nesse poder da arte e da cultura”, destaca Sanchez.

A McFlu é fortemente comprometida com o conhecimento e criou um modelo de marketing pioneiro no mercado de analítica, focado em histórias, conceitos e curiosidades sobre a Química e a Física que vão além do que é ensinado nas escolas, e corroboram com as soluções que a empresa oferece às indústrias no Brasil e na América Latina.

“Começamos investindo em marketing como toda empresa começa, para divulgar o nosso trabalho. Mas, no processo, entendemos que vários assuntos precisavam de uma “tradução” e partimos para esse lado mais didático. É gratificante sempre que, em visita aos clientes, ouvimos coisas como “agora eu consigo explicar o meu trabalho para a minha família” e outros comentários positivos”, afirma Leandro Fontes, idealizador e fundador da McFlu.

Dentro dessa premissa, integrar a analítica com a arte urbana para aproximar um assunto razoavelmente complexo do público fez bastante sentido, explica Fontes. Agradecemos ao CGG e a todos os artistas envolvidos por essa oportunidade, e é claro, convidamos você que mora ou trabalha em Santo André a prestigiar as belíssimas obras que agora estampam os muros da estação.

Serviço
Mostra ‘CGG Ocupa’
📍 Estação Utinga | Av. da Paz, s/nº (altura do nº 222), Utinga – Santo André (SP)

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.