Se você acompanha o trabalho da McFlu, certamente percebeu que manutenção é um assunto que a nossa equipe domina (e gosta bastante, diga-se de passagem). Já falamos brevemente no LinkedIn sobre os três tipos de manutenção que oferecemos aos nossos clientes, e agora o assunto chega de forma aprofundada em nosso blog.
O exemplo da concessionária
Gostamos de comparar o nosso trabalho ao de uma concessionária, tanto pela semelhança entre os serviços quanto pela familiaridade que muitas pessoas têm com os carros. Tal como as concessionárias, comercializamos produtos e tecnologias, oferecemos suporte e consultoria.
Neste artigo, vamos lançar mão novamente do nosso bom e velho carro para explicar, em detalhes, o funcionamento de cada tipo de manutenção, suas vantagens e desvantagens. Sim, você leu desvantagens.
Manutenção corretiva
Se você não realizar a troca de óleo, acabará fundindo o motor do seu carro no médio ou longo prazo. Simples assim. Desculpe se chegamos com o pé na porta mas, para falar de Manutenção Corretiva, precisamos entender a parcela de responsabilidade do usuário na ocorrência de um problema.
A nossa empresa se esforça para ir além do básico e surpreender positivamente os nossos clientes. Porém, para que isto seja possível, precisamos entender como o básico funciona e executá-lo bem. Os atendimentos para Manutenções Corretivas são exatamente o básico, o tradicional quebra-conserta.
É claro que, quando um carro apresenta um problema, nem sempre a culpa é da forma como ele é utilizado. Acidentes, quedas, quebras, isso tudo acontece! Mas, a sucessão de erros na utilização do veículo também pode resultar em um problema maior, que necessite de Manutenção Corretiva. A mesma regra vale para quaisquer equipamentos, inclusive os que produzimos e comercializamos.
O problema dessa modalidade de manutenção é que ela não é nem um pouco vantajosa. Trazendo o assunto para o nosso universo, diante dessa conduta, o equipamento vai parar de funcionar mais cedo ou mais tarde, e precisaremos consertá-lo. Para a empresa, isso significará menor produção e maiores gastos, porque o equipamento vai ficar parado por um tempo, e talvez a dimensão do problema seja maior do que simplesmente a troca de uma peça, podendo afetar os processos em sua segurança e consumo, e a produção em sua qualidade e eficiência.
Na Manutenção Corretiva, a curto prazo não vemos os custos, o que nos dá a impressão de que ela é mais barata. Mas, quando os problemas ocorrem, seu custo normalmente acaba sendo maior que o de todas as demais manutenções. Ela é necessária, sim, mas não acreditamos que seja a melhor forma de trabalho de uma empresa.
Manutenção preventiva
Para garantir uma produção segura e de qualidade, com menos tempo de parada e gastando menos, a McFlu recomenda o investimento em Manutenção Preventiva. Retornando ao exemplo do carro, esta é a vistoria que você realiza em seu veículo conforme as instruções do fabricante. Nossa equipe também se baseia nos recursos técnicos que os próprios fabricantes fornecem.
Os equipamentos já saem de fábrica com as recomendações de manutenção, e elas devem ser seguidas à risca pelo comprador, com o objetivo principal de manter o equipamento sempre em condições similares às que estava quando foi adquirido. A Manutenção Preventiva não é baseada nas particularidades de cada indústria, mas nas características do equipamento em sua utilização média prevista ou estimada.
O nosso papel, então, é programar as manutenções. Montamos e administramos uma agenda de revisão do equipamento com a substituição de itens consumíveis que podem ser adquiridos de forma programada ou quando estes forem necessários, e só de podermos programar as paradas junto aos times de manutenção e produção, já estamos em vantagem. Mas, dá para fazer melhor.
Manutenção preditiva
Nossa empresa enxerga no processo de pós-venda a construção de uma relação de cumplicidade com cada cliente, por meio da qual conseguimos trabalhar para atender as necessidades individuais das empresas e dos equipamentos adquiridos conosco e com os nossos parceiros. Desta forma, pensando em segurança, eficiência e economia, dá para fazer melhor com a Manutenção Preditiva.
Enquanto, na Manutenção Corretiva, você leva o seu veículo na concessionária para resolver um problema específico, e na Manutenção Preventiva, você agenda suas vistorias conforme as instruções do fabricante, na Manutenção Preditiva, você entende o funcionamento do seu carro e consegue otimizar o seu desempenho. É exatamente isso que fazemos com os equipamentos.
Com o nosso sólido conhecimento técnico e profissionalismo no acompanhamento constante dos processos dos nossos clientes, estudamos de maneira aprofundada o comportamento de cada máquina para utilizar todo o seu potencial com o mínimo desgaste, reduzindo os riscos de parada ou quebra. A principal vantagem desse serviço é que ele pode antecipar problemas antes mesmo deles se tornarem uma possibilidade!
A Manutenção Preditiva também representa um enorme investimento econômico para as empresas, que estarão evitando prejuízos em suas produções e gastos inesperados com reparos.
Disponibilidade 95%
Sempre que você adquire um carro, o fabricante oferece uma garantia de conserto sem custo nos primeiros seis ou 12 meses, caso ele apresente algum defeito. Isso, é claro, desde que seja comprovado que o problema não é decorrente de mau uso. Essa prática é comum no mercado.
Mas, a nossa equipe escolheu trabalhar de outra forma, desenvolvendo uma filosofia chamada Disponibilidade 95%. Este é um conceito que a McFlu adota para todos os equipamentos comercializados, que garante ao cliente o funcionamento do maquinário em 95% do ano. E nós poderíamos (e temos como meta) aumentar essa garantia para 100%, mas adotamos uma margem de segurança para cobrir eventuais defeitos que necessitem de Manutenção Corretiva e, por consequência, deixem o equipamento parado.
Não tem mistério. O cliente só precisa realizar as Manutenções Preventivas e Preditivas no período correto, conforme a recomendação dos nossos profissionais.
Nos casos em que o equipamento necessita de Manutenção Corretiva, o atendimento da nossa equipe garante que o equipamento volte a funcionar rapidamente só com mão de obra, quando possível. Se o problema exigir a substituição de peças, contamos com um estoque otimizado. E se a peça precisar ser importada, podemos locar um equipamento reserva para o cliente, pelo tempo de duração do conserto.
Mais do que soluções em analisadores de gases e líquidos, a McFlu se empenha para oferecer sempre as melhores experiências para as empresas atendidas, e as manutenções são ótimos exemplos disso. Esperamos que você tenha gostado de entender melhor sobre estes serviços. E para conhecer ainda mais o nosso trabalho e ficar por dentro do universo químico e físico, acompanhe a McFlu Analítica no LinkedIn.